29 de julho de 2009

Isso vai passar, tudo vai melhorar


"Olhe, não fique assim não, vai passar. Eu sei que dói. É horrível. Eu sei que parece que você não vai agüentar, mas agüenta. Sei que parece que vai explodir, mas não explode. Sei que dá vontade de abrir um zíper nas costas e sair do corpo porque dentro da gente, nesse momento, não é um bom lugar para se estar. (Fernando Pessoa escreveu, num momento parecido, "hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu")
Dor é assim mesmo, arde, depois passa. Que bom. Aliás, a vida é assim: arde, depois passa. Que pena. A gente acha que não vai agüentar, mas agüenta: as dores da vida.
Pense assim: agora tá insuportável, agora você queria abrir o zíper, sair do corpo, encarnar numa samambaia, virar um paralelepípedo ou qualquer coisa inanimada, anestesiada, silenciosa. Mas agora já passou. Agora já é dez segundos depois da frase passada. Sua dor já é dez segundos menor do que duas linhas atrás.
Você acha que não porque esperar a dor passar é como olhar um transatlântico no horizonte estando na praia. Ele parece parado, mas aí você desvia o olho, toma um picolé, lê uma revista, dá um pulo no mar e quando vai ver o barco já tá lá longe.
A sua dor agora, essa fogueira na sua barriga, essa sensação de que pegaram sua traquéia e seu estômago e torceram como uma toalha molhada, isso tudo - é difícil de acreditar, eu sei - vai virar só uma memória, um pequeno ponto negro diluído num imenso mar de memórias. Levante-se daí, vá tomar um picolé, ler uma revista, dar um pulo no mar. Quando você for ver, passou.
Agora não dá mesmo pra ser feliz. É impossível. Mas quem disse que a gente deve ser feliz sempre? Isso é bobagem. Como cantou Vinícius: "É melhor viver do que ser feliz". Porque pra viver de verdade a gente tem que quebrar a cara. Tem que tentar e não conseguir. Achar que vai dar e ver que não deu. Querer muito e não alcançar. Ter e perder. Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e dizer uma coisa terrível, mas que tem que ser dita. Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e ouvir uma coisa terrível, que tem que ser ouvida. A vida é incontornável. A gente perde, leva porrada, é passado pra trás, cai. Dói,ai,eu sei como dói. Mas passa.
Tá vendo a felicidade ali na frente? Não, você não tá vendo, porque tem uma montanha de dor na frente. Continue andando. Você vai subir, vai sentir frio lá em cima, cansaço. Vai querer desistir, mas não vai desistir, porque você é forte e porque depois do topo a montanha começa a diminuir e o unico jeito de deixá-la pra trás é continuar andando.
Você vai ser feliz.
Tá vendo essa dor que agora samba no seu peito de salto de agulha?
Você ainda vai olhá-la no fundo dos olhos e rir da cara dela. Juro que tô falando a verdade.
Eu não minto.
Vai passar."
Antônio Prata.

16 comentários:

Keel Diniz disse...

Vou ali comprar um picolé p/ mim..=D

E a dor?!?!..ainda vou tirar muito sarro delaa..
^^

Fran disse...

Menina, que liindo esse post... Gostei muito mesmo.
A verdade é essa mesmo, na hora parece que ninguém sofre mais que a gente, mas depois passa ea vida continua, às vezes sorrindo, outras chorando, mas vivendo.

Beeijão!

Wevertton disse...

Caáh vc me surpreendeu hoje, qnd comecei a ler parece que estava no meu blog, lendo o que eu tinha escrevido.. pq me identifiquei mo com isso. vc sabe do que andei passando esses dias neah... Cara parece que cada palavra desse texto foi escita pra mim... Muito lindo *-*
Agora não dá mesmo pra ser feliz. É impossível. Mas quem disse que a gente deve ser feliz sempre?....

Luisa Pinheiro disse...

Own, esse texto é lindo demais, mas também.. Antonio Prata falando de sentimento, né! Sou muuito fã dele.
beijos

Aninha disse...

Nossa! mto bom o texto!
E realmente tudo passa...

bjinhos*/~

Ítala disse...

Ainda bem que tudo passa..
imagina se não passasse?
como seria?


bonito texto..
BjOs

Tatiana Maisan disse...

Lindo, Lindo! Mesmo, mesmo!
Caaaaaaá, que saudade, caaaaara! ><
Quanto tempo. Bem, demorei mas estou de volta. E muito feliz por isso. Vim agradecer pelo elogio. Se Deus quiser eu vou conseguir seguir adiante com esse sonho! Vontade não me falta.
Amo, amo, amo, amo de paixão o seu cantinho! ><
Mil vezes parabéns, viu?!
Ahhh, melhoras! Deus te abençoe, sempre!


p.s.: que saudades, que saudades, que saudades *-*
ehim, me passa seu msn?
beijos miiiiiiiiil:*

- bia varanis ♥ disse...

na vida tudoo passa, nao importa oque agente faça ! adoorei o post

Quell disse...

Na boa!Eu não sei o porquê, mais justamente Hoje, eu li outro blog, e parecia o que eu precisava ouvir..., e lá achei o seu!
Mais quando li o que você escrever!Juro que fiquei de boca Aberta!
Fora que: Não sei por que, mais achei seu blog do nada!
Muito obrigada MESMO!
Beijos Raquel!

Anônimo disse...

oi espero que esta dor passe mesmo porque, a gente fica cego não consigo ver mais nada parece que estou num mundo escuro... será que isto vai passar mesmo...

JENNIFER disse...

Acho que vou sair comprar um picolé encontrar umas amigas .. as vezes até deisitir dos planos já feitos e criar novos... tô sem rumo perdida nesse mundo..
mas sei que um dia isso vai passar!!!!
mas tá doendo.. meu eu tá sofrendo..
meu eu tá magoado...
mas vai passar..

Anônimo disse...

Foi a melhor coisa qe eu li hj,tava precisando !

Anônimo disse...

Já passei por coisas piores e sobrevivi,não vejo motivos para não superar mais essa "barreira"
dentre varias outras que viram.
Doi?claro,é ruim?também mais se você por isso na sua mente com certeza td vai piorar.
Realmente a vida não é feita somente de tristezas,já passamos por momentos felizes e nessas hrs tristes que devemos lembrar deles pra pra nos entristecer mais,mais sim para lembrarmos que eles podem voltar!

A "frase Tudo vai passar" já diz td,independente de estamos nos momentos bons ou ruins td passa,
td volta.

O texto é lindo, Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Obrigada por ter deixado esse belo texto... estava precisando ler isso, justo isso. Vou levantar minha cabeça e procurar ao redor para ver se acho minha montanha e traçar meu caminho.

Anônimo disse...

Belo texto... Conseguiste alegrar um pouco o meu momento, foi mais um passo hehe, parabéns e siga assim!

Beto disse...

nossa, como é lindo este texto, como eu estava precisando ouvir isso. Obrigado, Antônio Prata

Related Posts with Thumbnails